Prefeitos, secretários municipais de Saúde e Turismo e coordenadores do Comitê Operacional de Emergência (COE) dos municípios de Miracema, Lajeado e Tocantínia estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, onde discutirem sobre as ações preventivas para o enfrentamento da Covid-19, que serão realizadas em conjunto pelas três cidades, durante o período que seria a temporada de praia 2020.
“Traçamos algumas metas que deverão ser aplicadas em conjunto, isso para que consigamos conter o avanço do coronavírus. Estamos colocando em primeiro lugar a saúde da nossa população”, ressalta o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem.
“Os três municípios têm em comum regiões ribeirinhas e praias formadas pelo rio Tocantins, que são atrativos turísticos que recebem muitas pessoas de fora, por isso, estamos muitos preocupados, porque com essas vindas e idas o vírus pode estar sendo conduzido para o nosso município”, disse o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino.
Jesiany Pajeú, secretária de Saúde de Lajeado, enfatiza sobre a importância da iniciativa.  “Reforçamos a parceria dos três municípios, nós estamos estudando uma maneira de combater as aglomerações no período de praias. Uma das ações seria o desenvolvimento de um decreto em comum para facilitar o entendimento da comunidade quanto à importância de evitar ocupar esses espaços em meio à pandemia, além de endurecer as medidas do contingenciamento”, conta.
Secretária de Turismo de Lajeado, Alinne Rodrigues, explica sobre assuntos que foram discutidos. “A pauta foi extremamente produtiva, pois fizemos alinhamentos e identificamos alguns problemas que são comuns e soluções que podem ser viáveis para contribuir com o desenvolvimento de um plano de contenção na temporada de praia. Neste período, poderá haver um grande risco de propagação da doença, já que o fluxo de turistas já aumentou nesse mês de junho, mesmo após as publicações dos decretos municipais que suspendem o uso de praias e córregos nas cidades”, informa.



ASCOM: Prefeitura de Miracema