Em plena crise provocada pela pandemia do coronavírus, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (30/6), um reajuste de até 8,54% na conta de luz para os consumidores da Energisa Tocantins. É a chamada revisão tarifária periódica.
Com esse reajuste, o Tocantins ocupará o 7º lugar no ranking de energia mais cara do Brasil.
O aumento para os consumidores residenciais será de 7,83%. No caso de baixa tensão, o percentual médio é de 8,54%. Já para as indústrias (alta tensão), o índice médio será de 1,79%.
A concessionária atende 604 mil unidades consumidoras localizadas em 139 municípios de Tocantins. As novas tarifas entram em vigor a partir do dia 4 de julho, ou seja, já neste sábado.
Os itens que mais puxaram o reajuste para cima foram os gastos para remunerar a atividade de distribuição de energia e os custos com transmissão.
A Aneel disse que a revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão e tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos feitos pela empresa para a prestação dos serviços.
Por conta da pandemia, a Aneel não realizou audiência pública presencial para discutir a proposta de reajuste em Palmas, como ocorre todos os anos.
Reajuste na conta de luz a partir de 4 de julho.

CONTA-COVID
O reajuste poderia ter sido menor caso a Energisa Tocantins tivesse aderido à Conta-covid, programa criado pelo governo federal para reduzir os reajustes na conta de luz, diante do impacto financeiro que a pandemia do coronavírus trouxe para as empresas do setor elétrico.
No caso da Enel São Paulo (antiga Eletropaulo), que aderiu ao programa, o reajuste foi bem menor para o consumidor residencial, 3,61%.